Demissões em massa não atingem Brusque
Após membro da diretoria do Banco Santander em São Paulo confirmar em entrevista a intenção da agência em promover uma onda de demissões em massa em todo país, por conta da crise econômica na Europa, em especial na Espanha, sede do banco, funcionários da agência ficaram apreensivos.
A intenção inicial da diretoria seria promover até o final deste mês aproximadamente cinco mil demissões. A categoria e sindicato se mobilizaram e conseguiram através do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, em São Paulo, suspender as demissões sem justa causa, ainda não homologadas, de trabalhadores do Banco Santander.
Mesmo assim as demissões até a primeira quinzena de dezembro chegaram a 440 somente em São Paulo. Após a imprensa nacional divulgar a informação, a direção do banco emitiu um comunicado informando que não procede a intenção do banco em demitir em massa seus funcionários em vários estados brasileiros.
Bahia foi outro estado que também conseguiu liminar evitando demissões de funcionários do Santander. Em Santa Catarina a preocupação também existe, mas em Brusque, de acordo com Mário Luis Dada, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brusque e região a realidade é bem diferente.
Não existe motivo para preocupação para os municípios de abrangência do sindicato. A informação que chegou é que para a região não haverá demissões. Dada destacou que ao contrário de demitir, o Santander de Brusque está contratando funcionários, pois nos próximos dias será inaugurada uma nova agência, no bairro Santa Terezinha.
Colaboração: Alain Rezini